Você conhece a Odontologia Miofuncional?

A Odontologia Miofuncional cuida da reabilitação das disfunções orofaciais. Quando os músculos da face não trabalham corretamente, o desenvolvimento crânio – facial é prejudicado (além de problemas de saúde, desenvolve -se também problemas de má- oclusão) O SISTEMA MYOBRACE é um tratamento com aparelho de silicone, flexível conjugado com exercícios e foi criado na Austrália e é indicado para tratar as crianças com disfunções: respiradores bucais, deglutição atípica entre outros a partir dos 3 anos, mas isto vai depender da maturidade de cada criança.

O uso de chupeta, mamadeira ou dedo alteram a posição da língua podendo ocasionar deglutição atípica, interposição lingual favorecendo a fala errada, alteração na posição dos dentes e a respiração bucal. O respirador bucal pode ter como características olheiras,  sono agitado, ronco, baba, bruxismo, oxigenação cerebral diminuída, falta de atenção, sono diurno, a postura também é afetada entre outras alterações.

Quando corrigimos estas disfunções durante o período de crescimento, devolvemos à criança a oportunidade do crescimento correto, permitindo que alcance seu máximo potencial genético, além de devolver qualidade de vida. A chave para estes resultados é o equilíbrio dos músculos da face, corrigir posição e função da língua, obter respiração correta pelo nariz e treinar os músculos para o funcionamento correto.

O tratamento da Odontologia Miofuncional é multidisciplinar, dependendo da necessidade de cada criança pode ser preciso uma parceria com um otorrino ou alergista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta. Em alguns casos, também é preciso a orientação de um nutricionista, pois tem crianças que não tem o hábito de consumir alimentos duros e fibrosos que são fundamentais para o bom desenvolvimento da face.

Quanto mais cedo  pudermos intervir, maiores serão as chances de reestabelecer qualidade de vida para a criança. Por isto é tão importante fazer uma consulta com o odontopediatra desde bebê e poder prevenir muitas disfunções e má – oclusões (mordida aberta, mordida profunda, mordia cruzada entre outras) através das orientações preventivas e ou interceptativas.