Dentinhos dos bebês nascendo: Entenda os sinais e sintomas associados e como proceder.
Todas as mães ficam confusas quando os primeiros dentes de seus bebês estão nascendo. O desenvolvimento inicia-se quando o bebê ainda está no útero, mas em geral aparecem por volta dos 6 meses de idade, podendo variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. Normalmente, o primeiro dente a romper são os incisivos centrais, posteriormente seguido pelos incisivos laterais, primeiros molares, caninos e segundo molares (de maneira geral, os dentes inferiores nascem antes dos superiores).
A dentição decídua, ou seja, dentes de leite, é composta por 20 dentes e terminam de erupcionar por volta dos 3 anos . O decorrer deste período pode ser penoso para eles e para os pais que não sabem por que choram ou se recusam a comer. Nesta fase pode existir uma irritabilidade, salivação intensa, febre, perda de apetite, diarréia, coceira e desconforto nas gengivas, entretanto, existe uma controvérsia de alguns sinais e sintomas estarem associados ao nascer dos dentes. O mais importante neste momento é orientar os pais de como podem aliviar estes sintomas, já que os mesmos podem variar de intensidade de um bebê para outro.
Os sintomas podem ser aliviados com o uso de mordedores gelados, massagem nas gengivas e alimentação consistente. Quanto ao uso de pomadas ou gel local eu alerto que estas pomadas e géis têm na sua composição anestésicos e corticóides, que são absorvidos facilmente pelo organismo, podendo desencadear efeitos colaterais e indica que em casos mais sérios de dor e desconforto é necessário procurar um odontopediatra para ter uma orientação individualizada.
Nos caso em que os sintomas persistam, procure o pediatra para descartar a possibilidade de alguma doença sistêmica”. Os bebês são muito suscetíveis às contaminações por levar os objetos à boca e durante o primeiro ano de vida o sistema imunológico da criança está em fase de maturação. Quando os primeiros dentinhos começam a nascer geralmente coincide com o inicio do desmame e conseqüente diminuição dos anticorpos e nesta fase os bebês começam a levar tudo à boca, ficando mais suscetíveis as infecções, onde os sintomas podem ser mais acentuados.
Revista Cariocas/ outubro de 2018