CRIANÇAS COM MEDO DE DENTISTA
Odontopediatra explica como agir e a importância de uma visita de rotina
É comum que grande parte das crianças tenha medo de ir ao dentista. Na maioria das vezes, esse medo é baseado em relatos negativos que ela ouviu dos coleguinhas ou até mesmo dos pais. É importante que a primeira experiência dos pequenos no odontopediatra não seja traumática, por isso é recomendado uma visita de rotina o mais cedo possível.
Os pais também possuem um papel fundamental nesse processo, devendo controlar seus temores e evitar relatar situações desagradáveis na frente da criança. Quando for responder alguma dúvida, responda com frases curtas, positivas e sem muitas explicações. Deixe os detalhes para o profissional explicar.
Cada faixa etária possui uma característica própria e que o profissional sabe identificar a necessidade de cada pequeno paciente , esclarecendo todas as duvidas que ele tiver a respeito da sua visita. É legal receber a criança na recepção do consultório e cumprimentá-la ficando na mesma altura que ela, olhando nos olhos. Isso aproxima o paciente e passa confiança. Para apresentação dos instrumentais e do que srá feito na consulta, existem várias técnicas como a de Falar – Mostrar – Fazer, que pode ser feita num boneco, no papai ou na mamãe”.
Mesmo com todos esses cuidados, ainda acontece da criança chorar durante algum procedimento . Nesses casos é fundamental interpretar e diagnosticar o tipo de choro e aí ver a abordagem necessária. O choro é uma forma natural das crianças se oporem a uma situação nova. O mais importante é que os pais entendam e confiem no profissional.
Não é recomendado prometer recompensas para os pequenos em troca de um bom comportamento. Fazer isso dá a ideia de que a experiência não será boa. No entanto, uma boa conduta deverá ser valorizada e incentivada e então saber premiar, no momento certo.